John Textor: saiba quanto o Lyon terá que arrecadar até o fim da temporada para evitar rebaixamento

Depois de receber a notícia do “rebaixamento provisório” do Olympique Lyon por parte da DNCG, John Textor vai precisar cumprir com as demandas impostas pelo órgão de controle financeiro do futebol francês. Nos próximos meses, o empresário norte-americano terá que arrecadar cerca de 200 milhões de euros para evitar a queda à segunda divisão.

A Agência RTI Esporte apurou que o plano de John Textor para os próximos meses envolve a venda de mais instalações do Lyon e a classificação para a UEFA Champions League. No entanto, o clube terá que vender atletas para garantir a permanência na Ligue 1.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

De acordo com números divulgados pela UEFA no início da atual temporada, os 32 clubes classificados à fase de Liga da Champions receberam, cada um, pouco mais de 18 milhões de euros (mais de R$110 milhões, na cotação atual). Ainda que haja um aumento para a próxima edição, o valor ainda ficará muito abaixo das necessidades do Lyon.

Por outro lado, o clube do leste da França tem todo o elenco com status de negociável. E a venda de jogadores é o principal caminho para salvar as finanças do Lyon. No topo da lista de transferências está o meia-atacante Cherki, de 21 anos, avaliado em cerca de 15 milhões de euros. Nomes experientes como do goleiro Anthony Lopes, do volante Tolisso e do centroavante Lacazette também devem deixar o elenco ao fim da temporada. A justificativa é o alto salário pago a cada um deles.

A reportagem apurou ainda que John Textor está confiante que o Lyon vai conseguir arrecadar o valor imposto pela DNCG. O empresário relembrou que a média de vendas de atletas por temporada está na casa de 90 milhões de euros (mais de R$500 milhões).

“Estou confiante em nossos números. Vamos arrecadar várias centenas de milhões de dólares nos próximos meses . Não estamos nada preocupados com a nossa sustentabilidade. Ganhamos cerca de 90 milhões de euros por ano com a venda de jogadores. Isso continuará, mas não há com o que se preocupar”, afirmou John Textor, após reunião na DNCG.

Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.

Apesar da DNCG não aceitar os faturamentos dos clubes da Eagle Football Holdings como garantias para salvar as finanças do Lyon, internamente, John Textor mantém a ideia. O dono da SAF do Botafogo, pretende utilizar parte das premiações recebidas pelo Alvinegro na atual temporada para cobrir o rombo nos cofres do Lyon. O mesmo deve acontecer com o Molenbeek (BEL). Sobre o Crystal Palace ainda não foi tomada uma decisão.

Com esse cenário, não há muitas saídas para o Olympique Lyon e John Textor. Dessa forma, nos bastidores, o empresário norte-americana terá que encontrar soluções para aumentar a arrecadação do clube francês e adotar uma política de austeridade nas finanças. Em campo, os jogadores vão precisar manter o foco para buscar a vaga na UEFA Champions League 2025/2026.

Nesse momento, o Lyon ocupa a quinta colocação do Campeonato Francês. Em 11 jogos, o clube tem uma campanha com cinco vitórias, três empates e três derrotas. A equipe comandada por Pierre Sage vive ótimo momento na competição e não perde há cinco partidas.

O post John Textor: saiba quanto o Lyon terá que arrecadar até o fim da temporada para evitar rebaixamento apareceu primeiro em RTI Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *