A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (12), o calendário de competições do futebol brasileiro para a temporada 2025. As mudanças principais são no início dos estaduais, bem como no tempo de duração do Campeonato Brasileiro. Isso porque a primeira edição do novo Mundial de Clubes da FIFA terá a participação de quatro equipes do país. Confira os principais pontos debatidos e definidos entre a entidade e os clubes:
Campeonatos Estaduais
Os Campeonatos Estaduais não sofreram alterações no número de datas disponíveis para as respectivas competições. Ou seja, seguem as 16 datas tradicionais – o que incluem as fases finais de cada torneio. No entanto, as competições foram antecipadas em seu início e seu término e vão acontecer entre os dias 12 de janeiro e 26 de março.
A mudança afeta, também, o período de pré-temporada dos principais clubes do país. O retorno às atividades e o tempo de preparação serão dos dias 08 a 21 de janeiro. Portanto, já com os Campeonatos Estaduais em andamento.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Campeonato Brasileiro
Outra competição que sofreu alterações no calendário foi o Campeonato Brasileiro. A principal competição do país terá, pela primeira vez, 10 meses de duração. A primeira rodada acontece na data base de 29 de março de 2025. Já a 38ª rodada do Brasileirão está marcado para o dia 21 de dezembro.
A mudança acontece devido a disputa do novo Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, por parte de Flamengo, Fluminense e Palmeiras – além de Botafogo ou Atlético-MG. O torneio organizado pela FIFA acontece entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Dessa forma, para evitar conflito de datas, a solução encontrada foi a paralisação do Campeonato Brasileiro por um mês.
Nesse tempo, os clubes não participantes do Mundial poderão dar um período de recesso de 15 dias (antecipação das férias do fim da temporada), além de terem uma intertemporada de 14 dias. Ambas as propostas são exclusivas para os times da Série A do Campeonato Brasileiro e surgem como uma novidade no calendário.
Datas FIFA
Como vem acontecendo nos últimos anos, não haverá partidas do Brasileirão da Série A nos períodos de Data FIFA. No entanto, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não confirmou a realização de jogos no dia seguinte aos jogos das seleções. Dessa forma, um problema visto ao longo das últimas temporadas, em que um clube fica desfalcado mesmo após as Datas FIFA, por conta de jogadores convocados, deve permanecer.
“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas FIFA sem jogos no calendário brasileiro”, afirmou o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Copa do Brasil
Por fim, a Copa do Brasil vai seguir com a fase decisiva acontecendo aos finais de semana. Em 2024, as datas das semifinais da competição mata-mata teve a confirmação dada no STJD. Na ocasião, Vasco e Corinthians pediram que os dias originais informados pela CBF fossem mantidos. No entanto, o tribunal não acatou a solicitação.
Para evitar um novo imbróglio na justiça desportiva, a CBF já definiu, junto aos clubes, que os jogos das semifinais da Copa do Brasil vão acontecer nos finais de semana. O mesmo vai acontecer com a grande decisão do torneio, assim como foi na atual temporada.
Confira as datas de outras competições
- Brasileirão Série B – 05/04 a 22/11
- Brasileirão Série C – 13/4 a 26/10
- Brasileirão Série D – 13/04 a 28/09
- Supercopa do Brasil: 02/02
- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11
- Copa Libertadores da América – 05/02 a 29/11
- Copa Sul-Americana – 05/03 a 22/11
- Recopa Sul-Americana – 19/02 e 26/02
O post CBF divulga mudanças na temporada 2025 do futebol brasileiro apareceu primeiro em RTI Esporte.