Antes de mais nada, o Campeonato Brasileiro está paralisado em função da Data Fifa de outubro, e só retornará após as partidas da Seleção Brasileira diante do Chile e Peru. Com 29 rodadas já é possível identificar cada bloco da competição, com times que lutam pelo título, outros buscando vaga la Libertadores da América, Sul-Americana, e aquele que vão lutar contra o rebaixamento.
Nesse sentido, todos os times já recorreram aos matemáticos para que possam entender em qual grupo cada um se encaixa. Com isso, cada partida passa a ser tratada como uma verdadeira final. Para se ter noção com os números atualizado, é possível afirmar que Athlletico-PR, Criciúma, Fluminense, Juventude, Corinthians, Vitória, Cuiabá e Atlético-GO são que correm mais risco no momento.
VITÓRIA
Último colocado do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO é quem tem a situação mais complicada e aparece com 99% de chance de rebaixamento. Para se ter noção, com apenas cinco vitórias no torneio, o time goiano soma apenas 21 pontos. Contudo, pode ganhar sobrevida já na próxima rodada, isso porque terá um confronto direto diante do Cuiabá, no Estádio Antônio Accioly.
CUIABÁ
Nesse sentido, é importante afirmar que atualmente o Cuiabá é o segundo time com maior risco de queda. 19º colocado, com 26 pontos a equipe soma 83,3% de chances de rebaixamento. A vitória diante do São Paulo na última rodada e o fato de ter um jogo a menos deram novo gás ao time na luta contra o descenso. Por fim, a partida atrasada é diante do Vasco da Gama, em São Januário.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
CORINTHIANS
Antes de mais nada, o Corinthians é outro time que pode deixar a zona do rebaixamento na próxima rodada. Além disso, ainda pode colocar Athletico-PR, adversário do dia 17 de outubro, em situação delicada. 18º colocado com 29 pontos, o timão tem 62,1% de chances de rebaixamento. Contudo, uma vitória pode colocar o time do Parque São Jorge até na 15ª colocação. Para isso precisa vencer e contar com tropeços de Vitória e Fluminense.
VITÓRIA
Primeiro time dentro da zona do rebaixamento, o Vitória tenta fazer uma campanha de recuperação para evitar o rebaixamento no seu primeiro ano do retorno para a primeira divisão. Com 29 pontos, a equipe baiana conseguiu um bom respiro na luta contra a queda. Hoje o Vitória aparece com 57,1% de chances de rebaixamento. No retorno da competição, o time enfrentará o Bragantino, no Barradão. Em caso de resultado positivo, o time pode até deixar a zona do rebaixamento.
FLUMINENSE
16º colocado, com 30 pontos, o Fluminense ganhou fôlego após a vitória diante do Cruzeiro e ficará toda Data Fifa fora da zona do rebaixamento. Assim, o time aparece com 35,8% de chances de rebaixamento, mas tem como aliado o fato de ter apenas 28 jogos. Além disso, o jogo atrasado será disputado no Maracanã diante do Athletico-PR, que se tornou adversário direto na luta contra o descenso.
ATHLETICO-PR
O Furacão começou o ano comemorando o seu centenário, mas agora vive o drama da luta contra o rebaixamento. Com apenas 27 jogos, o time aparece na 15ª colocação, com 31 pontos. Hoje o time paranaense aparece com 23,9% de chances de rebaixamento. Contudo a situação pode ficar ainda pior com o time fechando a 30ª rodada na zona do rebaixamento. Esse cenário acontecerá em caso de derrota para o Corinthians e vitórias do Fluminense e Vitória.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Além dessas equipes que sofrem grande pressão na luta contra queda para a segunda divisão, ainda aparecem o Juventude com 15,7%, Red Bull Bragantino: 11,6%, Criciúma: 11,4%, Grêmio: 3,2%, Vasco: 1,7%, Atlético-MG: 1,2% e Cruzeiro: 0,005%.
O post Campeonato Brasileiro: veja o risco de rebaixamento para Corinthians, Fluminense, Athletico-PR, Cuiabá e outros apareceu primeiro em RTI Esporte.