Antes de mais nada, Filipe Luís, terá duas missões no Flamengo: manter o time no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro e conquistar a Copa do Brasil. A efetivação do ex-jogador rubro-negro vem agitando com os bastidores do Centro de Treinamento George Helal.
A Agência RTI Esporte apurou que o auxiliar Vinicius Bergantin e o analista de desempenho Bruno Baquete, remanescestes da antiga comissão técnica comandada por Tite, por exemplo, irão permanecer no clube. As trocas foram feitas com a anuência de Filipe Luís.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Nas últimas horas, por exemplo, a diretoria fez uma projeção para o restante da temporada, análise do elenco e jogadores das divisões de base. A comissão técnica foi avaliada e, por isso, dois profissionais foram mantidos pela diretoria.
O relatório diagnosticou que havia necessidade de mudança em algumas funções estratégicas, sobretudo, na preparação física. O ‘time de confiança’, expressão comum no futebol, foi formado por profissionais indicados pelo no treinador rubro-negro. A Agência RTI Esporte mostra quem é quem na estrutura montada por Filipe Luís.
Iván Palanco Santiago – Auxiliar Técnico
Antes de tudo, Iván Palanco Santiago é formado em Educação Física pela Universidade de Murcia. Além disso, o treinador espanhol de 44 anos é pós-graduado em gestão esportiva pela Universidade de Barcelona e Instituto Johan Cruyff.
Ao longo da carreira, o profissional foi assistente técnico em quatro clubes da primeira divisão do Japão: Tóquio Verdy, Cerezo Osaka, Shimizu S-Pulse e Vissel Kobe. Mesmo com a Licença Pro da UEFA, nunca comandou uma equipe profissional na carreira.
Responsável pelo planejamento estratégico junto a Filipe Luís, na sugestão de ideias estratégicas em função de cada adversário. Será o último filtro com o departamento de análise. Faz o planejamento do treino com o treinador e Márcio Torres.
Márcio Torres – Auxiliar Técnico
Novo auxiliar técnico do profissional do Flamengo, Márcio Torres volta a função após três anos. Em 2021, ele foi convidado por Rogério Ceni, então treinador rubro-negro, para trabalhar ao lado do francês Charles Hembert. Integrou a comissão técnica que venceu o Campeonato Brasileiro (2020), a Supercopa do Brasil (2021) e o Campeonato Carioca (2021).
Com a demissão do treinador, Márcio Torres foi ‘rebaixado’ para ser auxiliar de Fábio Matias no Sub-20. Márcio Torres, além de conhecer bem às divisões de base, irá auxiliar Filipe Luís na análise de adversários e na montagem de treinamentos. O profissional é funcionário do clube desde 2014, quando foi contratado para ser preparador físico da equipe Sub-17.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Daniel Alegria – Auxiliar Técnico
Será o terceiro auxiliar técnico de Filipe Luís. Está desde o Sub-17 com Filipe Luís. Trabalhou nas divisões de base do América-RN e Vitória das Tabocas. Participa dos planejamentos do treino, juntamente com os auxiliares Iván Palanco Santiago e Márcio Torres. É também responsável pela parte organizacional das atividades.
Vinicius Bergantin – Auxiliar Técnico
Aos 43 anos, Vinicius Bergantin é integrante da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Ao longo da carreira, comandou o Ituano, Inter de Limeira, Santo André, CSA, Retrô e Ferroviária. Mesmo com pouco tempo de profissão, ele já tem no currículo a conquista da terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 2021, com o Ituano.
Em junho, acabou sendo contratado pelo Flamengo a pedido do técnico Tite. Ele tem a Licença Pro, da CBF Academy, e é especialista em treinamentos defensivos e bolas. Como jogador, Vinícius Bergantin teve passagem destacada pelo Hannover 96, da Alemanha.
Diogo Linhares – Preparador Físico
Experiências no Al-Shabab, dos Emirados Árabes, Tianjin Quanjian, da China e Kashiwa Reysol do Japão. Será sua terceira passagem no Flamengo onde integrou a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo. Além do Rubro-Negro, o preparador físico acompanhou o veterano no Sport Recife e Corinthians.
Aos 43 anos, Diogo Linhares será o responsável pelo o desenvolvimento dos planos individuais de prevenção e de força para cada jogador. Ponte entre estafe e o departamento médico chefiado por Márcio Tannure. Tudo será feito em conjunto com Iván Palanco.
Rogério Maia – Treinador de goleiros
Experiência em clubes como Atlético-MG, Vitória, Criciúma e Chapecoense. Além disso, integrou a comissão técnica que venceu para o Brasil a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Vinha integrando o departamento de futebol do Flamengo antes da demissão de Tite. Por isso, acabou sendo mantido por Filipe Luís.
Bruno Baquete – Analista de Desempenho
É mestre em análise de desempenho tático pela Universidade Estadual de Campinas. Ao longo da carreira, foi coordenador do Departamento de Análise de Desempenho do Athletico Paranaense e Vitória. Entre 2019 e 2024, trabalhou como analista da Seleção Brasileira. Está no Flamengo de março de 2024. Será o responsável pela preparação dos vídeos para jogadores e sobre os adversários.
O post Conheça os integrantes da comissão técnica de Filipe Luís no Flamengo apareceu primeiro em RTI Esporte.